Vamos concordar, é fácil falar sobre energia solar quando você tem uma casa própria, mas quando somos inquilinos, nossa lista de opções é menor do que a dos proprietários, certo?
A resposta é NÃO…
Há muitas coisas que afetam nossa vida a longo prazo. No entanto, a energia solar é uma daquelas coisas que podem ser feitas agora e realmente apreciadas mais tarde.
Contudo, muitas pessoas se perguntam como ter energia solar em apartamento ou em casa alugada. Será que é realmente possível?
Para ajudar você a entender mais sobre as principais opções que você deve levar em conta ao querer instalar energia solar em apartamento ou casa alugada, nós preparamos o artigo de hoje falando mais sobre o assunto.
Ficou interessado em saber mais? Então continue lendo…
O que é necessário?

O ponto mais importante para conseguir gozar dos impactos positivos da energia solar, é referente a compensação.
Mas o que seria isso?
Para reduzir sua conta de energia mesmo instalando em imóveis alugados, ou até mesmo fazer instalações em outros locais para beneficiar sua casa – apartamento, basta fazer um ajuste na titularidade da sua fatura de energia.
Se a instalação do sistema solar for feito em outro local de onde você mora, é necessario que a titularidade da fatura de energia de ambos os locais estejam no mesmo nome de quem receberá os créditos da energia solar.
A partir disso, contate um especialista para lhe auxiliar durante o processo, pois ele dará entrada no documento junto à concessionária de energia para além de fazer esse ajuste, tratar sobre compensação (envio) do benefício gerado para o local definido por você.
Negocie com o proprietário

Primeiro de tudo, você deve discutir sua ideia com o proprietário. Em alguns casos, você terá sorte de descobrir que seu locador é um grande fã de “energia verde” e certamente encontrará um aspecto comum sobre essa questão.
No entanto, a maioria dos proprietários realmente não se importa com isso e pode ser compreensível: a instalação de painéis solares é uma ótima maneira de salvar nossa Mãe Terra, mas não é esse tipo de investimento que dará benefícios ao seu proprietário em breve.
É por isso que você tem que perguntar a ele quais são as opções possíveis neste caso e se é possível compartilhar os custos de instalação dos painéis solares ou talvez cobri-los com uma parte do seu pagamento mensal.
Caso não haja um acordo para o locatário entrar junto nesse projeto, também é possível fazer a instalação e remoção quantas vezes for necessário você se mudar.
Infelizmente, alguns não permitem que você instale grandes painéis solares no telhado ou mesmo em sua própria extensão, mas certamente vale a pena perguntar.
Invista em energia solar compartilhada

Graças ao modelo de negócios da energia solar comunitária, podemos ver como a tecnologia solar está se espalhando cada vez mais.
Esta iniciativa permite que vários participantes invistam na instalação de painéis solares e se beneficiem juntos da energia produzida.
Os participantes desta iniciativa geralmente se beneficiam da propriedade ou aluguel de uma parte do sistema solar.
Basicamente, é uma maneira econômica de obter energia solar e ser ecológico.
Que tipo de propriedade você aluga?

No início do nosso artigo, comentei que a quantidade de energia solar que seus painéis produzirão dependerá do tipo de sistema solar que você usar.
No entanto, há mais uma variável que você deve levar em conta: O tipo de casa que você aluga.
É justo ressaltar que uma casa tem mais opções para geração de energia solar do que um quarto em um apartamento pequeno, certo?
Vamos revisar quais são suas opções, dependendo do tipo de propriedade que você aluga.
Alugue uma casa

Alugar uma casa oferece o maior número de vantagens quando falamos de reformas, redesenhos e implementação de tecnologias de casas inteligentes.
No entanto, você deve fazer tudo de forma inteligente e entender onde pode colocar seu sistema de energia solar e quantos você precisa.
O primeiro ponto a ser usado será o telhado. Normalmente, os telhados permitem que você instale grandes painéis solares e aproveite ao máximo, mantendo toda a casa com energia “verde”.
No entanto, se você ainda acha que precisa de mais, pode instalá-los em torno de sua casa (no pátio e no território adjacente de sua casa), ou alocar em casas e terrenos de familiares, fazendo somente ajustes posteriores para gozar do benefício.
Caso você queira “ser ecológico” em todos os níveis, você pode instalar as luzes do pátio com os painéis solares que as alimentam. Elas geralmente também têm baterias que armazenam a energia solar fornecida e permitem que suas luzes funcionem à noite.
Alugue uma moradia – casa geminada

A melhor coisa sobre casas geminadas é que você pode compartilhar o sistema de energia solar com seus vizinhos. Isso significa que vocês podem investir nisso juntos, compartilhar gastos e compartilhar fontes de alimentação.
Se algum de seus vizinhos realmente não precisar dessa energia, você pode se oferecer para usá-la como um investimento e se beneficiar dela alugando sua parte do sistema. Essa, meu amigo, é a iniciativa da energia compartilhada que citei logo acima.
Alugue a área comum do seu condomínio

Se você alugar uma casa em um condomínio, terá que enfrentar mais problemas ao tentar recorrer à energia solar. Como existem diferentes famílias que compartilham o território aqui, você terá muitas pessoas para discutir.
Além disso, você terá que garantir que o conselho de administração do condomínio, que geralmente lida com todos os problemas relacionados a serviços públicos, o apoie e lhe dê permissão para instalar qualquer coisa no telhado ou em qualquer lugar do território do condomínio.
Alugue um apartamento

Acredito que você só tem uma opção quando aluga um apartamento e quer recorrer à energia solar. Contudo, se for um prédio pequeno, é possível conversar com o síndico para ver se há possibilidade de fazer esse investimento.
Se todos aceitarem, é possível dividir o valor e assim, diminuir os custos gerais, ou até mesmo utilizar o telhado em seu benefício.
Conclusão

Para se beneficiar de um gozo total das instalações, o inquilino deve pagar seu aluguel mensalmente, garantir a manutenção da moradia e respeitar todas as regras impostas pelo aluguel.
De fato, o proprietário, é claro, tem todos os seus direitos de estar relutante em tal projeto. No entanto, muitos argumentos podem vir da parte do inquilino: demonstrar consciência energética, alcançar o autoconsumo parcial ou total ou permitir que ele melhore seu diagnóstico de desempenho energético.
Felizmente, você tem a oportunidade de encontrar casas alugadas propícias à criação de um sistema de painéis solares. Muitas plataformas possibilitam entrar em contato com proprietários abertos a esse tipo de realização.
Se uma grande instalação for feita sem a autorização do titular do local, ele poderá impor uma reabilitação no final do seu contrato de locação.
Gostou de saber mais sobre como instalar energia solar em casa alugada? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!