Os painéis solares são produtos muito resistentes e duráveis que dificilmente precisam de manutenção. Além disso, eles têm uma vida útil de 25 anos ou mais, dependendo do uso e manutenção dados a eles.
Os painéis solares são cada vez mais usados. No entanto, embora geralmente não gerem nenhum tipo de problema, um pequeno defeito pode surgir, bem como uma instalação ruim ou um projeto mal dimensionado pode tornar a operação dos painéis solares inadequada.
Dessa forma, o seu sistema fotovoltaico pode acabar não gerando a quantidade de energia que deveria.
Para ajudar você a entender mais sobre as dicas para verificar o funcionamento dos painéis solares, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como funciona um painel solar fotovoltaico?

Antes de entrar completamente para saber se a operação dos painéis solares é adequada, é importante que sejamos claros sobre como eles funcionam regularmente.
Sem se aprofundar em muitos detalhes, você deve saber que os painéis solares funcionam permitindo que as partículas de luz – também conhecidas como fótons – atinjam os elétrons livres de átomos dos materiais com os quais foram fabricados – geralmente com duas células, ou camadas, de silício dopadas com cargas positivas e negativas.
Estes geram um campo elétrico graças ao fósforo – na camada superior – e ao boro – na camada inferior. Dessa forma, os componentes da célula e as diferentes cargas geram energia utilizável quando os fótons de luz colidem com eles.
Por que você deve verificar o funcionamento dos painéis solares?

As verificações que você deve fazer visam ter uma ideia, em linhas gerais, se sua instalação precisa da atenção de um técnico ou está funcionando corretamente e, portanto, você pode esperar para realizar a revisão mais tarde, embora seja aconselhável que uma vez por ano seja revisada por uma empresa especializada, para evitar grandes problemas.
Como comparação, é como fazer uma análise médica, e se tudo estiver bem, não há necessidade de ir ao especialista correspondente. As verificações visam, por exemplo:
- Saber se sua instalação tem ar ou sujeira e o fluido não circula bem, o que pode causar uma explosão de um tubo ou danificar algum componente no verão, ou simplesmente que não está fornecendo energia ao sistema, embora a bomba esteja funcionando, com seu gasto elétrico correspondente;
- Se você pode estar perdendo o anticongelante pela válvula de segurança e desperdiçando todo o fluido de aquecimento;
- E muitos outros problemas que podemos determinar de maneira simples com uma série de verificações na primavera e no outono, antes que temperaturas extremas cheguem.
Pontos para verificar se o seu painel solar está funcionando corretamente

Muitas vezes, detalhes que foram negligenciados no momento da instalação são a causa de avarias.
Os painéis solares são os elementos essenciais na produção de energia fotovoltaica. É com eles que nossa verificação começa.
Antes de ir mais longe, peço que você nunca corra riscos para verificar a condição de seus painéis solares. Se eles estiverem instalados no telhado e você não tiver visibilidade suficiente para verificar a condição deles, não suba no seu telhado.
Nesse caso, será necessário deixá-lo para um técnico realizar esta verificação para você.
Se seus painéis solares são visíveis do chão, aqui está o que você precisa verificar:
O estado visual de um painel solar

Os módulos que foram instalados devem permanecer intactos. Se você notar que um dos sensores tem uma placa quebrada, uma mancha marrom ou um traço suspeito, é porque há de fato um problema.
Nesse caso, a boa notícia é que você identificou de onde vem o mau funcionamento. O ruim é que você certamente terá que trocar de painel.
Atenção, se o painel defeituoso estiver apenas ligeiramente rachado, mas ainda produzir, você pode adiar sua substituição.
Basta levar em conta o fato de que um painel rachado está enfraquecido e assim, não produz a energia ideal.
O status da caixa de junção

Se seus painéis solares estiverem montados em paralelo, você tem uma caixa de junção. Isso protege sua instalação contra defeitos de surtos elétricos.
Como lembrete, uma conexão paralela permite que você adicione as intensidades de cada painel.
Como regra geral, esta caixa é colocada perto de seus painéis solares. Se você notar que está quebrada ou derretida, deve chamar imediatamente um profissional.
A tensão fornecida pelos seus painéis

Tenha cuidado com esta etapa, peço que você não a realize se seus painéis estiverem instalados no telhado. Apenas um técnico autorizado pode subir no seu telhado.
Também aconselho você a não realizar essa manipulação sem o conhecimento da eletricidade. Mesmo que você esteja preso no assunto, corre o risco de invalidar sua garantia.
Se sua intervenção em seu sistema for comprovada, você corre o risco de perder as garantias que protegem seus painéis solares.
É por isso que não me aprofundarei nesse assunto.
A corrente fornecida pelo painel solar

Para esta parte, você deve ter um multímetro que permita controlar a corrente contínua. Se você vir a configuração “A10”, é a única a ser usada.
Da mesma forma que para tensão, a medição de corrente ideal é indicada na folha de dados do seu módulo.
Se uma das medições que você obtém não for a ideal, ligue diretamente para um técnico fotovoltaico.
Quanto mais rápido sua instalação for revisada, menos importante será a falha.
Diferentes tipos de defeitos

Todos os testes que listei a montante não revelaram nada? O mau funcionamento, portanto, vem de outro lugar. Não se preocupe, tenho mais de um truque para você.
Seu inversor pode não funcionar mais tão bem quanto no início. Nesse caso, você pode observar uma queda anormal na produção.
Também é possível que uma deterioração dos cabos elétricos possa causar uma diminuição na eficiência.
Ainda há outros problemas podem explicar o mau funcionamento do sistema fotovoltaico. Mas, como é dito muitas vezes, cada problema tem sua solução.
Os erros mais comuns cometidos ao comprar painéis solares

Erro 1: Escolha o fornecedor errado
A Internet está cheia de ofertas de vendedores e instaladores de painéis solares. Como, entre essa infinidade de propostas, podemos ter certeza de fazer a escolha certa?
Meu conselho: leia com atenção e compare as ofertas. Quando um instalador parecer qualificado para você, tente encontrar avaliações e referências sobre ele.
Erro 2: Se contentar com uma única cotação
Peça várias cotações e compare-as cuidadosamente. A diferença às vezes está nos detalhes. E o serviço pós-venda? Qual é a garantia oferecida pelo instalador? Quem é o culpado se ocorrer um acidente durante a instalação?
Além da questão dos painéis, há também a competência do instalador e o serviço oferecido antes, durante e após a montagem.
Erro 3: Querer economizar dinheiro às custas da qualidade
Quando se trata de painéis solares, como em qualquer campo, você sempre pode obter uma boa relação custo-benefício.
O custo de uma instalação fotovoltaica depende da qualidade dos materiais utilizados, bem como do processo de produção, do qual dependem o desempenho e a durabilidade dos painéis.
Você sabia que a vida útil média dos painéis solares é de cerca de 30 anos? Se você investir em materiais de qualidade, o desempenho de suas instalações permanecerá excelente durante todo esse período.
Se, no entanto, você preferir uma instalação mais barata e, portanto, de menor qualidade, espere alguns problemas potenciais, como:
- Amarelecimento: painéis solares de baixa qualidade se deterioram sob o efeito de raios ultravioleta que, após alguns anos, causam amarelecimento, reduzindo a absorção dos raios solares e, consequentemente, o rendimento;
- Oxidação: durante o processo de fabricação de painéis de baixa qualidade, os fabricantes podem reduzir o tempo de laminação dos módulos fotovoltaicos. Impacto: a umidade se infiltra dentro do módulo, causando oxidação celular;
- Desanexando a folha traseira do módulo: quando os fabricantes usam uma folha traseira de baixa qualidade, ela pode sair. Impacto: Os módulos perdem sua resistência mecânica e elétrica, o que cria enormes riscos de segurança;
- Má qualidade dos componentes: componentes inadequados (quadros, inversores, estruturas de montagem, etc.) provavelmente induzirão perdas de desempenho e reduzirão a vida útil da instalação.
Em suma: inicialmente, a instalação de painéis solares de baixo custo certamente economiza dinheiro. No entanto, você está eventualmente exposto a uma perda de desempenho, bem como a uma diminuição na vida útil da sua instalação.
Conclusão

Este guia está chegando ao fim.
Com menor anomalia em um sistema fotovoltaico, é aconselhável fazer um diagnóstico de falha.
O campo da eletricidade solar é bastante complexo, a intervenção de um técnico sempre será a solução mais segura.
Como vimos juntos, você mesmo pode verificar muito sobre sua instalação. É monitorando regularmente que tudo funciona como esperado e que você evita avarias.
Quanto a mim, se eu não respondi a todas as suas perguntas, não hesite em me fazer perguntas. Você pode entrar em contato comigo sempre que quiser. Terei o prazer de poder dialogar com você.
Gostou de saber mais sobre como verificar o funcionamento dos painéis solares? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
2 comentários em “Os erros mais comuns cometidos ao comprar painéis solares – Seu sistema esta gerando o que deveria?”
Muito obrigado pela informação prestadas…
Por nada Sr. Roney! Espero que tenha gostado.